quarta-feira, 25 de julho de 2012

24 julho; Nasca-Abancay; 480 kms

Hoje partimos cedo de Nasca rumo a Cuzco; tomamos café no hotel, arrumamos a traia de frio, forro térmico na jaqueta e calça, trocamos as luvas; pois hoje já sabíamos que iríamos passar na casa dos 4.600 msnm; então já preparei meu cilindro de oxigênio, tudo no jeito para encarar o frio e a altitude; e então partimos; de cara já começamos a subir; eu e o Minotauro já conhecemos essa estrada, no sentido contrário, é claro; fomos subindo e quando já estávamos nos 3.600 msnm, comecei a soltar um pouco de oxigênio, já que a moto já estava bem lerda nas subidas; deu uma pequena melhorada; e então continuei a testar; hora aumentando, hora diminuindo... senti que realmente funcionou; não resolve, porque creio que o oxigênio puro, sem uma quantidade maior de ar também, não funciona direito, mas tava indo; aí numa ladeira depois duma curva, resolvi abrir mais, bem mais... aí a moto virou um foguete morro acima,... mas em menos de um minuto, escutei um estouro embaixo do banco; e quando olhei do lado, havia uma chama de fogo da altura da minha perna, que saía da entrada de ar do filtro de ar; rapidamente fechei o registro, o fogo se apagou, mas... quando retirei a carenagem ví que havia pegado fogo no oxigênio, dentro da caixa de ar; dessa forma, derreteu o filtro de ar; olhei tudo direito, limpei bem... e instalei a tampa da caixa de ar, sem o filtro de ar; que só sobrou o aro; liguei a moto, e tudo ok, funcionando beleza; aí é que ela começou a andar mesmo, sem o filtro, problema resolvido; oxigênio é perigoso; ou retira o filtro, ou muda o chiglê, ou melhor ainda, compre uma moto injetada, que dá menos trabalho; eu vou continuar com a minha Sarita mesmo, gosto dela mesmo assim; aí Roberto; sem o filtro ela tá um veneno na altitude, nas ladeiras acima: entre 60 e 80 km/h, ladeira abaixo; até 120 km/h, no GPS... depois desse pequeno problema, que na verdade foi a solução, tanto pelo filtro, que de uma forma involuntária, tive que retirar; como também, creio que se continuasse com o oxigênio por mais tempo, mesmo que liberando pouco, iria derreter o pistão; aí sim, seria problema; tocamos em frente e almoçamos em Púquio; onde lembrei do meu amigo Gilmar; depois cortamos a tarde toda e só conseguimos chegar a Abancay; mas até que rendeu hoje, foram quase 500 kms, só de cordilheira, pensa nas curvas... só o frio, que to achando meio pouco para essa época; aí Gilmar, nada de neve e um sol brilhando no céu... chegamos a Abancay bem no fim da tarde, e agora estamos alojados, descançando para amanhã rodar mais um pouco;

café da manhã, em Nasca

Nilck e sua noiva, Christine; são de Ohio, USA

preparando o oxigênio

cortando estrada

hora do fogo

olha o estrago

almoço em Púquio; arroz, trucha, ovo e salada

almoçando de zói nas motos

quinua, tomei  um copo dessa coisa; achei bom, dá uma vontade acelerar

não posso ver um menino assim, fico louco de saudade dos meus

aí Roberto, 4.428 msnm, e 121 km/h no GPS

aquele pontinho preto na reta, é o Minotauro