Bem vindo...

...bem vindo a porta que te levará a viajar comigo; que te fará meu companheiro(a) em cada nova aventura... e história nas antigas; venha, vamos juntos conhecer o mundo... Andarilho.

Quem sou eu

Minha foto
Porto Velho , Rondônia, Brazil
...Motociclista aventureiro, apaixonado pela vida e pela liberdade... ...Andarilho autodidata em moto turismo; é otimista, prega e tem por objetivo, viver a vida intensamente com responsabilidade; preza pela direção defensiva e responsabilidade no trânsito, é disciplinado e adora desafios. Possui vasta experiência em viagens de curto, médio e longo alcance; e tem prazer em planejar, organizar e executar expedições, viagens e passeios; sempre muito bem acompanhado por sua fiel companheira "Sarita", sua Nx 350 Sahara 1999; manja da mecânica básica de motos e fala "portunhol" 🤣

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Expedição Rondon 2018. Dia 18 de junho, 4º dia/6ª etapa.

Dia 18 de junho, segunda-feira "brava"! Não! Aqui em Rondônia dia 18 de junho é feriado; dia do evangélico. Coisa de políticos, sabe. Mas para nós está sendo bom; um dia a mais para rodarmos, conhecendo Rondônia.
Ainda em Vilhena; após o café da manhã no hotel; nos dirigimos para o posto de combustível, conforme o combinado com o Jeferson; nosso guia em Vilhena. Enquanto o Luciano e Valcleir davam um trato nas correntes de suas motos; eu e o Jeferson, fomos dar uma volta na cidade, conhecer e registrar alguns lugares interessantes. Chegamos na Praça Padre Angelo Spadari. Homenagem ao primeiro padre de Vilhena. Nessa praça, do outro lado da rua, encontra-se a primeira igreja católica de Vilhena. Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, fundada em 24 de maio de 1970; pelo então Padre Angelo Spadari. A antiga igrejinha possui uma torre muito interessante; pois nela existe o Relógio do Sol. E realmente funciona. Estávamos tirando as fotos exatamente às 07:40 h, conforme as fotos. Do lado da pequena e mais antiga igrejinha, hoje existe uma grande e moderna igreja; com o mesmo nome. Dali seguimos para a Praça do 5º BEC. Essa praça é também bem interessante. Pois em seu meio, está exposto um trator. Com certeza uma lembrança, deixada ali pelo 5º BEC (Quinto Batalhão de Engenharia e Construção) de Porto Velho. O 5º BEC, ao longo dos anos, tem construído um grande legado aqui em Rondônia. Asfaltaram a BR 364, de Cuiabá a Porto Velho. Abriram muitas das estradas que usamos hoje. Construíram escolas, pontes... e deram início a várias vilas; onde antigamente eram seus acampamentos; como por exemplo: o 5º BEC, vila no município de Machadinho D'Oeste; onde futuramente, nós da Expedição Rondon, estaremos passando para conhecer um pouco melhor a história de lá.
Deixamos Vilhena para trás e seguimos para a Cachoeira das Araras; retirada da cidade uns 30 km, sentido Aterro Sanitário. Essa cachoeira é muito bonita e bem interessante, porque tem como a gente passar, ou ficar atrás do véu d'água, sem se molhar. Depois de um tempo ali e algumas fotos; voltamos juntos com o Jeferson, até a BR 364; onde nos despedimos dele, e seguimos sentido Pimenta Bueno.
Seguimos, e depois de passar pelo Rio Ávila, e rodar um pouco mais de 08 km, chegamos em São Lourenço; Distrito de Vilhena. Vila pequena na beira da BR 364. Sempre passei ali, sem saber que atrás do pequeno comércio e algumas árvores, se escondia, uma pequena vila. São Lourenço possui um pequeno comércio, escola e igrejas; além de uma madeireira; que pelo jeito, seria o real motivo do nascimento dessa vila naquela localidade. Deixando São Lourenço para trás, seguimos para Guaporé; Distrito de Chupinguaia. Vila bem conhecida por estar bem no meio, entre os 180 km, que separam Vilhena e Pimenta Bueno; bem como é o acesso, para a cidade sede de seu município; Chupinguaia. Sendo assim, um importante ponto de apoio para pessoas em deslocamento, pela BR 364; bem como outras estradas estaduais da região. A vila é bem estruturada em comércio; possui posto de combustível, restaurante, lanchonetes, hotel, escolas, posto de saúde, igrejas, oficinas mecânicas... e conta com a presença da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Agora uma curiosidade e importante informação, sobre aquela localidade. Nesse trecho a BR 364 é a divisa dos municípios de Chupinguaia e Pimenta Bueno. Então do lado oeste da BR 364 está Guaporé; Distrito de Chupinguaia; e do lado leste, está Urucumacuã; Distrito de Pimenta Bueno; separados apenas pela Rodovia Federal BR 364. Durante todo o planejamento e execução da expedição, até chegar ali; eu tinha certeza que ali, tudo era Guaporé. Então quando me deparei com uma placa, onde aparecia esse nome, Urucumacuã; até então desconhecido para mim; busquei informação. Em um comércio, do lado do Restaurante Guaporé; onde os meus companheiros já estavam se servindo; peguntei para uma senhora, se ali daquele lado, onde estávamos, não era Guaporé. Ela me disse que não; e pediu para a pequena Amanda, sua cliente de 9 anos de idade, me explicar; já que ela era novata ali na vila. Então a Amanda me contou que ali onde eu estava era Pimenta Bueno, e do outro lado da BR, era Chupinguaia. Por isso não era uma só vila; mas duas: Guaporé e Urucumacuã. Achei a Amanda bem esperta pela idade dela. Fomos juntos procurar a sua mãe, que por coincidência, trabalha no Restaurante Guaporé; onde estávamos. Conversei com a Senhora Vanessa, mãe da Amanda; e juntos fizemos uma foto. Obrigado Amanda, pelas informações. Creio que assim como eu; várias pessoas, ainda não sabem que ali existem duas vilas, e não uma só. Na hora do almoço, conversando com o Luciano. Ele me disse que sabia da existência das duas vilas ali; mas achava que eu soubesse, por isso não falou nada. Descoberta interessantíssima essa!
Das vilas Urucumacuã e Guaporé; aceleramos sentido Pimenta Bueno. No caminho, na localidade conhecida como Marco Rondon, que não é vila; parei e perguntei para alguns dos moradores, se ali existe ou já existiu, algum marco, colocado pelo Marechal Rondon. Ninguém soube me dizer. Mas voltarei lá para investigar melhor. Me disseram que um senhor que mora nas redondezas, saberia de um local, onde possivelmente, poderia ter existido esse marco; por conta de um concreto antigo, no meio do pasto; perto do Rio Marco Rondon; antigo Igarapé Melgacinho. Dali seguimos e paramos no Posto São Roque; localidade conhecida como Dimba, já no Município de Pimenta Bueno. Após um breve descanso e um picolé pra refrescar o calor; seguimos para Pimenta Bueno; onde na chegada, encontramos os amigos, Daniel Memória e Marco Enomoto. Após a despedida dos amigos, segui aqui para Rolim de Moura sozinho; onde cheguei por volta das 17:00 h. Mais uma etapa realizada com êxito total. Quero aqui agradecer a todos que nos apoiaram nessa etapa: minha família, Carlos Tuyama, Leandro Pereira, Eliane Castellani, Luciano/Eri, Maicon/Tayna, Jeferson... e em especial, meus companheiros nessa etapa: Luciano Pocahy e Valcleir Ap. Marinho; e suas respectivas famílias. Muito obrigado pela companhia meus irmãos! Foi muito bom ter vocês em mais essa Etapa da Expedição Rondon.

Total do dia: 336 km.
Entre Vilhena e Rolim de Moura; segundo a rota da Expedição Rondon, 6ª Etapa.


Conhecendo o sul de Rondônia.

Hotel em Vilhena

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia
Esse cruzamento entre a empresa Guaporé Tratores e o Posto Cinta Larga; foi o lugar onde Vilhena começou, apenas como uma pequena vila.

Vilhena em 1979; com apenas 1.000 habitantes. Posto Cinta Larga, que hoje vai até a BR 364. Abaixo a direita; aparece a antiga Praça N. Sra Auxiliadora; hoje Praça Padre Angelo Spadari.
Foto internet

Vilhena - Rondônia

Posto Cinta Larga / Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Praça Padre Angelo Spadari / Vilhena - Rondônia

Padre Angelo Spadari. Primeiro padre de Vilhena.

Primeira igreja de Vilhena - Igreja N. Sra Auxiliadora - fundada em 24 de maio de 1970, pelo então Padre Angelo Spadari. 

Relógio do Sol na torre da igrejinha antiga. Em nossos relógios marcavam exatamente 07:40 h

Vilhena - Rondônia

A nova igreja, de mesmo nome, do lado da antiga. Vilhena - Rondônia

Corpo de Bombeiros de Vilhena

Pista de skate de Vilhena / tipo rolo de filme antigo

Ruas de Vilhena

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Igreja N. Sra Aparecida; fundada em 23 de setembro de 1975. Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Jeferson, me apresentando a Praça do 5º BEC. Linda e interessante praça.
Vilhena - Rondônia

Praça do 5º BEC / Vilhena - Rondônia

5º BEC "Não vivemos em vão." - Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Trevo Vilhena / Colorado / Cerejeiras / Pimenteiras / Cabixi / Corumbiara.

Região rica na produção de grãos - Vilhena - Rondônia.

Estrada para a Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Chegando na Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Por detrás da Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Expedição Rondon na Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Cachoeira das Araras - Vilhena - Rondônia

Br 364 sentido Pimenta Bueno.

Rio Ávila - Município de Vilhena - Rondônia

PCH Cachoeira - Rio Ávila - Vilhena - Rondônia

Hotel Fazenda Vale do Ávila - Vilhena

São Lourenço visto da Br 364; a vila está escondida ali atrás desse comércio e árvores.

São Lourenço - Distrito de Vilhena / 60 km distante de Vilhena, na BR 364 sentido Pimenta Bueno.

Igreja de São Lourenço - São Lourenço - Vilhena

São Lourenço - Vilhena

São Lourenço - Distrito de Vilhena

São Lourenço - Distrito de Vilhena

CCB / São Lourenço - Distrito de Vilhena

São Lourenço - Distrito de Vilhena

São Lourenço - Distrito de Vilhena

Escola de São Lourenço - Distrito de Vilhena

Escola Tenente Melo - São Lourenço - Distrito de Vilhena

São Lourenço - Distrito de Vilhena

Aquela vendinha de quando eu era criança; onde eu ia comprar meus doces; kkkkkkkk...
São Lourenço - Distrito de Vilhena

Br 364, chegando em Guaporé.

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Unidade Básica de Saúde de Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Guaporé - Distrito de Chupinguaia

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

No círculo verde está Guaporé; Distrito de Chupinguaia. No círculo vermelho está Urucumacuã; Distrito de Pimenta Bueno.

Na foto comigo estão D. Vanessa e sua filha Amanda de 9 anos. A Amanda que me informou da existência de Urucumacuã; e o porque das duas vilas. 
Restaurante Guaporé em Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Escola de Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Urucumacuã - Distrito de Pimenta Bueno

Rio "Marcon" Rondon; (ou Marco Rondon???) antigo Igarapé Melgacinho - Pimenta Bueno. Há uma certa confusão no nome desse rio; pois ele está na localidade de Marco Rondon. Esse "n" no final da palavra Marco; é estranho, e não encontrei nada a respeito em minhas pesquisas; fazendo crer que se trata de um possível erro de impressão. Se alguém tiver alguma informação a respeito, tanto do nome do rio; quanto do marco; se realmente existiu, se tem algum vestígio, ou se ainda existe no meio do mato; qualquer informação será bem vinda. E-mail para contato: andarilhoexpedicoes@gmail.com Ainda não desisti dessa localidade; e voltarei para uma investigação mais aprofundada. Porque com certeza, esse nome não foi colocado nessa localidade á toa. Apesar de ter sido bem superficial, não encontrei nenhum vestígio de um marco de Rondon nessa localidade.

Dimba - Posto São Roque - Município de Pimenta Bueno

Dimba - Posto São Roque - Conveniência Aviador - Município de Pimenta Bueno

Dimba - Posto São Roque - Município de Pimenta Bueno

Dimba - Posto São Roque - Município de Pimenta Bueno

Br 364 sentido Pimenta Bueno

Daniel Memória e Marco Enomoto, com a gente em Pimenta Bueno

Rumo a Rolim de Moura; lar doce lar!

Já em casa, matando a saudade; kkkkkkkk...


Nenhum comentário:

Postar um comentário