De volta às estradas de Rondônia; dessa vez fomos conhecer o Cone Sul; extremo sul de nosso Estado de Rondônia.
Meus companheiros nessa aventura, foram o Luciano e o Valcleir; ambos da cidade de Cacoal. Eu e o Luciano começamos essa etapa dia 15, sexta-feira. O Valcleir se juntou a nós no sábado bem cedo; já em Cerejeiras.
Dia 15 conforme o combinado, eu e o Luciano nos encontramos em Pimenta Bueno, antes das 05:00 h da manhã; muito frio e ainda muito escuro. Seguimos para a Vila Guaporé; onde chegamos ainda na penumbra da noite, que parecia não querer acabar. Enquanto tomávamos o nosso café, o dia deu as caras. Bem tímido por conta do frio; céu nublado; friozinho gostoso para andar de moto, mas meio ruim para as fotos. Às 07:30 h da manhã, já estávamos em Chupinguaia. Após abastecer e baixar um pouco a pressão dos pneus, seguimos sentido Corumbiara; passando antes por vários pontos de interesse da expedição. A estrada estava bem ruim nos primeiros quilômetros; depois deu uma melhorada. Depois de rodar 17 km a partir de Chupinguaia, chegamos a uma vila particular; que na verdade é a sede da Fazenda São Judas. Dali seguimos e logo mais adiante chegamos na Usina PCH Cascata Chupinguaia. Logo depois da usina, encontramos quatro peões da Fazenda Nossa Senhora Aparecida; suas terras margeiam o lago da usina. Depois dessa região da usina, chegamos na região do Assentamento Maranata; antiga Fazenda Santa Elina; onde no passado ouve um confronto entre sem terras e a polícia. Essa região com pequenas propriedades, é uma grande produtora de leite e Urucum.
Mais a frente, deixamos a estrada que seguiria direto para Corumbiara, e tomamos a nossa esquerda para conhecer o Distrito de Verde Seringal. No caminho fomos brindados com uma linda corredeira. Essa região é muito bonita; bem montanhosa, e o frio deixava bem real a sensação de não estarmos em Rondônia. Chegando à Verde Seringal; o primeiro prédio da vila é a escola. Escola Helicônia (flor). As crianças estavam no intervalo; e vieram correndo nos conhecer; foi muito emocionante. Organizados e supervisionados pela Professora Laurita e a auxiliar Rosana; fizeram até fila para tirar fotos nas motos, kkkkkkkkkkk... Verde Seringal é bem pequeno, e é Distrito de Corumbiara.
Quilometragem do dia e trecho percorrido, na próxima postagem. (parte da tarde do dia 15 de junho).
Pelos caminhos de Rondônia.
Vila da Fazenda São Judas.
Minha história, escrevo na estrada! by Andarilho.
Foto Luciano Pocahy.
PCH Cascata Chupinguaia.
Peões da Fazenda Nossa Senhora Aparecida.
Fazenda Nossa Senhora Aparecida.
Sede de fazenda no caminho.
O que a gente não faz para fazer uma boa foto!?! kkkkk...
Foto Luciano Pocahy.
Plantação de Urucum (coloral).
Chegando na antiga Fazenda Santa Elina.
Respeito; saber chegar e saber sair, onde quer que seja o lugar.
Foto Luciano Pocahy.
Antiga sede da Fazenda Santa Elina. Hoje Assentamento Maranata.
Léo, de camisa cinza com lista azul nas mangas; líder do Assentamento Maranata; me contando um pouco da história do local.
Foto Luciano Pocahy.
Região do confronto de Corumbiara.
Corredeira no caminho para Verde Seringal.
Selfão do Luciano, nas corredeiras.
Foto Luciano Pocahy.
Luciano Pocahy na atividade.
Caminhos de Rondônia.
Foto Luciano Pocahy.
Crianças da Escola Helicônia - Verde Seringal.
Helicônia; flor que dá nome a escola.
Foto internet.
Fila para a professora tirar fotos.
Olha que felicidade!
Verde Seringal - Distrito de Corumbiara.
Verde Seringal - Distrito de Corumbiara.
Verde Seringal - Distrito de Corumbiara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário