sábado, 16 de junho de 2018

Expedição Rondon 2018. Dia 16 de junho, (2º dia/parte da tarde), 6ª etapa.

Chegamos à Pimenteiras D'Oeste.
Como já era tarde; quase 14:00 h, e precisávamos almoçar; e seguindo as dicas tanto do Francisco Serrath, como também do Luciano de Cerejeiras; fomos direto para o Rancho Verde; um restaurante onde o dono, o Sr. João Márcio, é conhecido por servir até 20 tipos de pratos de peixes. Chegamos no Rancho Verde; que realmente é verde; em meio a natureza. Não está na beira do Rio Guaporé; mas está na beira do Rio Santa Cruz; lindo rio. Além do restaurante o Sr. João, tem também alguns pequenos chalés; onde é possível dormir confortavelmente. O restaurante é decorado com vários tipos de peças antigas; como ferros de passar à brasa, rádios, máquinas fotográficas, máquinas registradoras, geladeira, fogão... E então, eis que nosso almoço começa a ser servido. Foram nada mais que 16 tipos de pratos feitos com peixes, que comemos ali. Desde peixe com batata doce... passando pela lasanha de peixe, até chegar na sobremesa: peixe com banana e canela; bem como peixe com chocolate. Todos os pratos super aprovados. Gostei muito do peixe picante; bom demais. O Sr. João Márcio, é daqueles que faz o que ama; a gente consegue sentir isso, estando lá. Após o almoço, nos convidou para conhecer sua cozinha; depois nos levou para ver os chalés por dentro; e também nos levou na beira do Rio Santa Cruz; onde jogando grãos de soja, nos mostrou a quantidade de peixes que existe ali. Muitos mesmo; grandes cardumes de pacu, piau e tilápia; como também alguns tambaquis de maior porte. Lugar bem interessante. Todas as refeições e pernoites; devem ser reservados com antecedência. Nós só conseguimos comer, porque uma família que havia feito uma reserva, faltou. E comemos pela família inteira mesmo; kkkkkkkkkk...
Dali seguimos um pouco mais; seguindo a dica do Sr. João Márcio, fomos até a pousada do irmão dele; Pousada Renato; pousada para pescadores; com aluguel de barcos e toda estrutura para os amantes da pesca. Voltamos à cidade de Pimenteiras; onde fizemos algumas fotos; e já na saída para seguir para a Vila Neide, passamos na casa do Luciano, para conhecer sua linda casa de veraneio, na beira do Rio Guaporé. Dali aceleramos para a Vila Neide; onde já chegamos bem próximo ao pôr do sol. Vila Neide, é Distrito de Cabixi; e é uma vila de casas e chalés de veraneio, para amantes da pesca. A maioria das casas são de pessoas de outras cidades e municípios, aqui de Rondônia e até de outros estados. A vila possui grandes pousadas, especializadas na pesca esportiva; com toda estrutura necessária; onde recebem turistas do mundo todo. Pelo horário em que estávamos ali; cogitei a possibilidade de dormirmos ali; mas não havia vagas nas pousadas. Então após algumas fotos e conversar um pouco com o proprietário da Pousada Vale do Cachara; seguimos para a Vila São João; também Distrito de Cabixi, e hoje a vila ou localidade mais ao sul do Estado de Rondônia. Está localizada 03 km antes da Vila Neide, no Rio Guaporé. A Vila São João, é formada exatamente pelo mesmo tipo de propriedades que a Vila Neide. Mas em menor proporção e estrutura. Também conta com pousadas e serviços completos ao turista da pesca. Quando chegamos à Vila São João, nos dirigimos à Pousada Entre Rios; também lotada; e o pôr do sol ali, foi um espetáculo a parte. Lindo demais; se a gente tivesse planejado, talvez não seria tão preciso. Quando saí para fotografar a vila após o pôr do sol, já havia pouca luz do dia; e tive que capturar fotos do vídeo feito com a GoPro; por isso a qualidade não está das melhores. Mas dá para se ter uma boa ideia do tipo de lugar, que é a Vila São João. Vou postar o vídeo no Youtube, e depois aqui, para facilitar a visualização dessa vila, que é bem interessante; e tem seu título de localidade mais austral, aqui em Rondônia. Da Vila São João, seguimos para Cabixi; onde chegamos já de noite.

Total do dia: 260 km.
Entre Cerejeiras e Cabixi; segundo a rota da Expedição Rondon, 6ª Etapa.

Pôr do sol no Rio Guaporé - Vila São João.

Chegando à Pimenteiras.

Chegada do Rancho Verde.

Rancho Verde Restaurante e Pousada - Pimenteiras D'Oeste - RO.
Foto Luciano Pocahy.

Rancho Verde.

Rio Santa Cruz - Rancho Verde - Pimenteiras.

Rio Santa Cruz - Pimenteiras.
Foto Luciano Pocahy.

Senhor João Márcio; Chef de cozinha e doutor em peixes.

Nos explicando a história do quadro antigo de seus bisavós italianos. "Aqui no Brasil, o abacaxi é desse tamanho!"

Foto do bisavô e bisavó do Senhor João Márcio; ostentando, com as frutas tropicais produzidas aqui no Brasil.

A cozinha do Senhor João.

Fogão à lenha, muito bonito.

Cozinha super limpa e organizada.

Chalés - Rancho Verde.

Chalé, internamente.

Banheiro do chalé.

Área de lazer dos chalés.

Sr. João Márcio, nos mostrando os cardumes de peixes do Rio Santa Cruz.

Rancho Verde.

Pousada Renato.

Valcleir, do Moto Grupo Freedom; feliz da vida na beira do Rio Guaporé.

Rio Guaporé - Pimenteiras - Rondônia.

Foto Valcleir Ap. Marinho.

Sarita no Rio Guaporé - Pimenteiras - Rondônia.

Expedicionários no Rio Guaporé - Pimenteiras - Rondônia.

Expedição Rondon no Rio Guaporé - Pimenteiras - Rondônia.

Prefeitura Municipal de Pimenteiras D'Oeste - Rondônia.

Pimenteiras D'Oeste - Rondônia.

Casa de veraneio do Luciano; linda demais!

Porto particular; no Rio Guaporé.

Rumo a Vila Neide.

Estrada entre Pimenteiras e Vila Neide.

Rio Guaporé - Vila Neide. Do outro lado é a Bolívia.

Bolívia.

Maciço de pedras para escalada na Bolívia; em frente a Vila Neide, do outro lado do Rio Guaporé.

Pousada Vale do Cachara - Vila Neide - Rio Guaporé.

Bem vindos à Vila Neide!

Chegando à Vila São João - Distrito de Cabixi.

Pousada Entre Rios - Vila São João - Rio Guaporé - Cabixi - Rondônia.

Pôr do sol no Rio Guaporé - Vila São João - Cabixi - Rondônia.

Foto Valcleir Ap. Marinho.