domingo, 17 de junho de 2018

Expedição Rondon 2018. Dia 17 de junho, (3º dia/parte da tarde), 6ª etapa.

Chegamos à Colorado D'Oeste; cidade bem interessante por conta de seu relevo. Ali fomos muito bem recepcionados pelo jovem casal de motociclistas Maicon Vargas e sua esposa Tayna Santos. Depois de algumas fotos e de conhecer alguns pontos interessantes na cidade; como por exemplo a igreja que é espetacular; seguimos para a Vila Vista Alegre. Depois de rodar um pouco pelo asfalto e mais um pouco na terra, chegamos à Vista Alegre. Vista Alegre é Distrito de Vilhena e é bem pequena. De comércio vimos apenas uma mercearia que também é bar; uma igreja e algumas casas. Depois de conversar um pouco com a senhora dona da mercearia, e tirar algumas fotos; seguimos para Nova Conquista, distante dali 14 quilômetros. Nova Conquista, que também é Distrito de Vilhena, é uma vila de maior porte; e tem um comércio mais expressivo. Ruas asfaltadas em sua maioria; escolas, igrejas, restaurantes, bares, oficina de motos... Depois de andar um pouco pela vila, e fazer algumas fotos; seguimos para Vilhena. Em Vilhena, meu amigo e companheiro de outras aventuras, inclusive fora do Brasil, o Jeferson; já nos aguardava com o fogo aceso, e a carne temperada. Comemos feito gente grande; estava bom demais aquele almoço. Obrigado meu irmão Jeferson pela recepção e paciência em nos esperar, para esse almoço às 15:00 h, kkkkkkkkkk...; bom demais. Depois de um breve "quilo"; o Jeferson nos levou para conhecer a Casa de Rondon. Alegria e tristeza ao mesmo tempo. Alegria por conhecer esse lugar, essa casa em que o nosso herói Rondon já esteve. E tristeza em ver a situação de abandono em que está esse local tão importante para a nossa história. O portão estava fechado e não pudemos entrar. Então tivemos que usar nosso "drone". Gostaria de ter mais novidades e informações desse contato com esse artefato histórico de Rondon; que inclusive dá nome a expedição; mas infelizmente, nem entrar lá eu pude. Espero encontrar mais história e artefatos de Rondon, em outras cidades, como Ji-Paraná e Porto Velho; que ainda mantêm grande parte de seus artefatos e acervo históricos bem preservados. Espero poder mostrar isso para vocês durante nossa passagem por essas cidades. Da Casa de Rondon; fizemos uma visita ao Parque Ecológico da cidade. Muito bonito por sinal. Depois fomos conhecer a Praça dos Três Poderes e a Prefeitura Municipal; que é bem interessante. A Prefeitura é um prédio redondo, e fica no centro; e em volta, todas as secretarias. Achei bem funcional e bonita, aquela distribuição. Depois fomos até o Portal da Amazônia; a divisa com nosso vizinho Estado de Mato Grosso. É a Expedição Rondon abraçando Rondônia. Daqui uns tempos chegaremos na divisa com o Acre, com o Amazonas, e na fronteira com a Bolívia em Guajará-Mirim; pois em Costa Marques já estivemos. Inclusive fomos à Bolívia; nas palafitas de Buena Vista, de frente a cidade de Costa Marques. Sinto que estamos avançando em nossa missão. Estou muito feliz com o resultado até agora. Tem sido muito prazeroso conhecer nosso estado, nossas cidades e vilas; bem como nosso povo e atrativos de cada região. Do portal voltamos a cidade, procuramos um hotel, para o descanso merecido; e depois de um bom banho, fomos ao shopping jantar. Quero agradecer aqui a companhia e amizade, dos meus companheiros Luciano Pocahy e Valcleir Ap. Marinho, nessa etapa. Obrigado irmãos. Agradecer também a você que está acompanhando essa viagem por Rondônia com a gente. De carona aqui pelo blog. Muito obrigado.
Obs.: na próxima postagem, falarei mais sobre Vilhena; essa cidade rica e maravilhosa; de um clima invejável para nós de outras cidades de Rondônia.

Total do dia: 212 km.
Entre Cabixi a Vilhena; segundo a rota da Expedição Rondon, 6ª Etapa.

E a Expedição Rondon chega a Colorado D'Oeste.

Meus companheiros Valcleir e Luciano em Colorado D'Oeste, comigo na Expedição Rondon.

Prefeitura Municipal de Colorado D'Oeste.

Maicon e Tayna, casal de motociclistas de Colorado D'Oeste, recepcionando a Expedição Rondon em sua cidade.

Tiro de Guerra do Exército em Colorado D'Oeste - Rondônia.
Foto Maicon Vargas.

Colorado D'Oeste - Rondônia.

Estrada rumo a Vista Alegre.

Estradinha para Nova Conquista.

Nova Conquista - Distrito de Vilhena - Rondônia - Brasil.

Nova Conquista - Distrito de Vilhena.

Nova Conquista.

Rumo a Vilhena.

Chegando a Vilhena - Rondônia.

Portão da Casa de Rondon, fechado. Não pudemos entrar.

"o drone"

Prefeitura Municipal de Vilhena e Praça dos Três Poderes.
Imagem: Google Maps.

Praça dos Três Poderes - Vilhena.

Prefeitura Municipal de Vilhena.

Portal da Amazônia - Divisa Rondônia/Mato Grosso.

Jeferson, nosso guia em Vilhena. Divisa Rondônia/Mato Grosso.

Expedição Rondon na divisa Rondônia/Mato Grosso.