Bem vindo...

...bem vindo a porta que te levará a viajar comigo; que te fará meu companheiro(a) em cada nova aventura... e história nas antigas; venha, vamos juntos conhecer o mundo... Andarilho.

Quem sou eu

Minha foto
Porto Velho , Rondônia, Brazil
...Motociclista aventureiro, apaixonado pela vida e pela liberdade... ...Andarilho autodidata em moto turismo; é otimista, prega e tem por objetivo, viver a vida intensamente com responsabilidade; preza pela direção defensiva e responsabilidade no trânsito, é disciplinado e adora desafios. Possui vasta experiência em viagens de curto, médio e longo alcance; e tem prazer em planejar, organizar e executar expedições, viagens e passeios; sempre muito bem acompanhado por sua fiel companheira "Sarita", sua Nx 350 Sahara 1999; manja da mecânica básica de motos e fala "portunhol" 🤣

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Expedição Rondon 2019. Dia 7 de maio, 12º dia/9ª Etapa. Porto Velho, Estrada da Penal, 1ª de 2 partes.

Total do dia: 222 km.
De Porto Velho à São Carlos, e retorno à Porto Velho; segundo a rota da Expedição Rondon 9ª Etapa.

Estrada da Penal; 1ª de 2 partes.
Hoje partiremos para a Estrada da Penal; buscando conhecer as vilas: Cujubim Grande, Aliança, Nova Aliança, Calderita, Agrovila Rio Verde, Foz do Jamari e São Carlos; todos distritos de Porto Velho.
Conheceremos também a "Vala" ou Furo do Candeias; uma vala de 1.850 metros de comprimento, que foi cavada na picareta, por volta de 1911, pelo engenheiro e seringalista português Dr. Martins Português; para ligar o Rio Candeias ao Rio Madeira, e assim economizar mais de 70 km, no árduo trabalho de transportar as pelas de borracha pelos rios até Porto Velho... bem como também sua antiga casa (de 1911) em meio a floresta na beira do Rio Madeira...  bora acelerar pra lá então...

Bom dia!!! Bora para mais um dia aqui nos arredores da capital de Rondônia...
Hoje vamos para a Estrada da Penal, e seguiremos por ela até o seu fim, na foz do Rio Jamari, no Rio Madeira...

Expedição Rondon; buscando nossa história e nossa gente!

9ª Etapa - norte de Rondônia.

Fábrica da Coca Cola na Estrada da Areia Branca em Porto Velho.

Viaduto da BR 364 com a Avenida Campos Sales; vista do centro de Porto Velho.
*Inclusive as Três Caixas D'Água por detrás das árvores.

Avenida Campos Sales - vista do Viaduto da Br 364 - Porto Velho.

Viaduto da BR 364 com a Avenida Campos Sales - Porto Velho.

Avenida Jorge Teixeira - Porto Velho.

Avenida Jorge Teixeira - Porto Velho.

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro - Porto Velho.

Policlínica Oswaldo Cruz - Porto Velho.

Espaço Alternativo - Porto Velho.

Espaço Alternativo - Porto Velho.

Espaço Alternativo - Porto Velho.

Réplica da entrada do Real Forte Príncipe da Beira no Espaço Alternativo - Porto Velho.

Réplica da entrada do Real Forte Príncipe da Beira no Espaço Alternativo - Porto Velho.

Locomotiva 14 da E.F.M.M. no Espaço Alternativo - Porto Velho.

Base Aérea de Porto Velho.

Base Aérea de Porto Velho.

Espaço Alternativo - Porto Velho.

Base Aérea de Porto Velho.

Base Aérea de Porto Velho.

Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira - Porto Velho.

Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira - Porto Velho.

Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira - Porto Velho.

Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira - Porto Velho.

Início da Estrada da Penal - Porto Velho.

Início da Estrada da Penal - Porto Velho.

CTG Ronda Crioula - Estrada da Penal - Porto Velho.

Penitenciária Urso Panda - Estrada da Penal (RO-005) - Porto Velho.
Essa estrada recebeu o nome de Estrada da Penal, devido a existência de várias penitenciárias e presídios em seu entorno. Acredito que a que mais influenciou no nome da estrada tenha sido a Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro; "Penal".

Presídio Urso Branco - Estrada da Penal - Porto Velho.

Comunidade Imaculada Conceição - Linha 28 União, Estrada da Penal - Porto Velho.

Escola Municipal União - Linha 28 União, Estrada da Penal - Porto Velho.

Posto de Saúde - Linha 28 União, Estrada da Penal - Porto Velho.

Campo de futebol - Linha 28 União, Estrada da Penal - Porto Velho.

Mercearia Denver - Linha 28 União, Estrada da Penal - Porto Velho.

Entrada para Cujubim Grande na Estrada da Penal - Porto Velho.

Bar do Cabeça Branca na entrada para Cujubim Grande na Estrada da Penal - Porto Velho.

Entrada para Cujubim Grande na Estrada da Penal - Porto Velho.

Cujubim Grande - Porto Velho.

Igreja Batista em Cujubim Grande - Porto Velho.

Restaurante Prato Cheio - Cujubim Grande - Porto Velho.

Cujubim Grande - Porto Velho.

Escola Deigmar Moraes de Souza.
Cujubim Grande - Porto Velho.

Igreja Assembléia de Deus de Cujubim Grande - Porto Velho.

Rio Madeira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Mercadinho Ferreira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Comunidade Católica Imaculado Coração de Maria - Cujubim Grande - Porto Velho.

Rio Madeira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Rio Madeira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Porto Graneleiro Bertolinni no Rio Madeira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Porto Graneleiro Bertolinni no Rio Madeira - Cujubim Grande - Porto Velho.

Cujubim Grande - Porto Velho.

Cujubim Grande - Porto Velho.

Escola Raimundo Nonato V. da Silva - Cujubim Grande - Porto Velho.

Cujubim Grande - Porto Velho.

De volta na Estrada da Penal, depois de conhecer Cujubim Grande.
Entrada para Cujubim Grande na Estrada da Penal - Porto Velho.

Vila Aliança na Estrada da Penal - Porto Velho.

Vila Aliança na Estrada da Penal - Porto Velho.

Escola Francisco J. Chiquilito C. Erse, na Vila Aliança na Estrada da Penal - Porto Velho.

Escola Francisco J. Chiquilito C. Erse, na Vila Aliança na Estrada da Penal - Porto Velho.

Vila Aliança na Estrada da Penal - Porto Velho.
No mapa a partir dessa bifurcação em "T" na Vila Aliança, essa estrada que vira à esquerda sentido São Carlos, deixa de se chamar Estrada da Penal; então daqui para frente a chamarei de Estrada para São Carlos ou RO-005.

Vila Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Igreja Católica São Sebastião - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Igreja Católica São Sebastião - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Igreja Pentecostal Deus é Amor - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Essa vala de 1.850 metros de comprimento, foi cavada na picareta, por volta de 1911, pelo engenheiro e seringalista português Dr. Martins Português; para ligar o Rio Candeias ao Rio Madeira, e assim economizar mais de 70 km, no árduo trabalho de transportar as pelas de borracha pelos rios até Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Em azul: a Vala com 1,8 km; pontilhado: 73 km de rios para se chegar ao mesmo destino.
Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

História da Vala ou Furo do Candeias.
O “ciclo da borracha” é um evento na história econômica da Amazônia, que enseja farta matéria de estudo. Da atividade extrativa da borracha, decorrem também outros fatos históricos, como a conquista do Acre e a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em virtude desses fatos, as fronteiras brasileiras foram alargadas, surgindo novos estados: Acre e Rondônia.
O sentindo de alargar fronteiras, vai além de um todo, no que tange apenas a ampliação dos limites do Brasil amazônico. O poder dos seringalistas e os braços dos seringueiros, também conhecidos como “soldados da borracha”, possibilitaram façanhas conhecidas e desconhecidas em meio à floresta. Imaginar que nordestinos fugindo da seca do agreste, e migrando para a Amazônia com um bioma e geografia diferenciada, puderam abri um canal de mais de um quilometro e meio em Rondônia, praticamente um novo rio, ligando assim os Rios Candeias e Rio Madeira, isso sim é algo fantástico, vai além de alargar fronteiras. A Vala ou Furo do Rio Candeias, bem como sua história, é até então pouco conhecido por quem vive em Rondônia. Estando ali é possível perceber a grandeza de tal obra, fazendo-nos imaginar as dificuldades da época para sua construção. Segundo o historiador da Universidade Federal de Rondônia, Dante Fonseca; estima-se que a obra tenha sido concluída em meados de 1910 ou 1912; e que o dono da ideia, seria de um engenheiro português chamado de Dr. Martins. Acredita-se que o mesmo tinha grau de parentesco com o fundador da cidade de Humaitá no Amazonas, o Comendador Monteiro, que possuía seringais as margens do Rio Madeira. Segundo relatos, o Dr. Martins era proprietário do seringal Aliança em Cadeias do Jamari, e perdia considerável tempo no transporte de pelas de borracha pelo rio que dava nome a região; pois por este se seguia até o encontro do Rio Madeira. Para os seringalistas, evidentemente tempo era dinheiro; por isso, para evitar prejuízos e agilizar o transporte da borracha; Dr. Martins teria encontrado um ponto de proximidade entre os rios, e a partir desse paralelo teria traçado um caminho, somado ao desafio de desmatar o local em um trecho de 1,8 km, abrindo uma vala em uma região onde 80% do solo era argiloso. Não deve ter sido tarefa fácil, até porque não era de muita utilidade usar dinamite, artefato comum nesses tipos de trabalho. Por isso, a maior parte do serviço foi feito pelos braços dos valorosos seringueiros que com pás, picaretas, enxadas, serras e machados; abriram a floresta e cavaram um canal por onde foi possível navegar com regatões e pequenas embarcações, que transportaram o ouro branco, a borracha. A Vala ou Furo do Candeias, diminuiu consideravelmente a distancia entre os seringais e o porto em Porto Velho; de onde a borracha seguia para o mundo.
Fonte: Alekspalitot, com adaptação, atualização e correção de Andarilho Expedições.

Pelas de borracha sendo transportadas pelos rios da Amazônia, naquela época.
Foto: Alekspalitot

Seringueira preparando uma pela de borracha em 1946.
Foto: Facebook Saudosismo Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias (período das cheias) - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias (período da seca) - Estrada para São Carlos - Porto Velho.
Foto: Alekspalitot

Essa vala de 1.850 metros de comprimento, foi cavada na picareta, por volta de 1911, pelo engenheiro e seringalista português Dr. Martins Português; para ligar o Rio Candeias ao Rio Madeira, e assim economizar mais de 70 km, no árduo trabalho de transportar as pelas de borracha pelos rios até Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Comercial Jacu da Vala, bem próximo a ponte sobre a Vala - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Comercial Jacu da Vala, bem próximo a ponte sobre a Vala - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Comercial Jacu da Vala, bem próximo a ponte sobre a Vala - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Proprietários e funcionários do Comercial Jacu da Vala, bem próximo a ponte sobre a Vala - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Comercial Jacu da Vala, bem próximo a ponte sobre a Vala - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ponte sobre a Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Essa vala de 1.850 metros de comprimento, foi cavada na picareta, por volta de 1911, pelo engenheiro e seringalista português Dr. Martins Português; para ligar o Rio Candeias ao Rio Madeira, e assim economizar mais de 70 km, no árduo trabalho de transportar as pelas de borracha pelos rios até Porto Velho.

Vala ou Furo do Candeias - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Seguindo ainda a história do Dr. Martins Português, bora agora conhecer sua antiga casa abandonada em meio a floresta aqui nas redondezas, bem próximo a Vala.

Sítio Mileninha, onde se encontra as ruínas da casa do Dr. Martins.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Floresta no Sítio Mileninha, onde se encontra as ruínas da casa do Dr. Martins.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança, de sua propriedade na época. A casa datada de 1911, tem arquitetura no estilo português e telhas de barro tipo francesa, fabricadas em 1910 em Lisboa, Portugal. A casa está a menos de 200 metros da Vala, e a 50 metros do Rio Madeira.
Foto: Alekspalitot

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança. Casa construída em 1911.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Linda decoração em alto relevo nas janelas da antiga casa.
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Tipo de tijolo usado na construção dessa antiga casa (1911).
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Sistema de ventilação e dreno nessa casa de 1911.
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Tubulação de cerâmica da época 1911.
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Na época (1911) não existiam tubos de PVC ou plástico, toda a tubulação de uma casa era de cerâmica.
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vala que vai da antiga casa até a beira do barranco do Rio Madeira; creio que nessa vala existia uma tubulação de cerâmica, que conduzia os detritos e água do banheiro e cozinha até o rio. 
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Rio Madeira de frente as ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Telha e capote de barro de origem portuguesa.
Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Telha de barro feita em 1910 em Lisboa, Portugal; pela Empreza Ceramica de Lisboa; R. Saraiva de Carvalho.

Bora traduzir tudo aqui... Empreza Ceramica de Lisboa foi a cerâmica que fez a telha em Lisboa, Portugal. R. Saraiva de Carvalho, é o nome da rua onde existia na época essa cerâmica, em Lisboa. Hoje essa cerâmica já não existe mais.
Clique aqui e veja essa rua ainda hoje em Portugal: Rua Saraiva de Carvalho, Lisboa, Portugal.

Ruínas da casa do Dr. Martins Português (construtor da Vala) na antiga sede do Seringal Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Empreza Ceramica de Lisboa; Portugal, 1905.

Para saber mais sobre a história da Empreza Ceramica de Lisboa, clique aqui:Empreza Ceramica de Lisboa - história.

Empreza Ceramica de Lisboa; Portugal, 1905.

Seguindo nossa viagem... chegamos à Vila Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Escola da Vila Nova Aliança.
Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Lanchonete e Pousada Nova Aliança.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Casa de Carne Fênix.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Igreja Assembléia de Deus.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Entrada para a Vila Calderita, na beira do Rio Jamari.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Ônibus que faz a linha Porto Velho / São Carlos; na verdade seria Porto Velho / Foz do Jamari; pois não se chega à São Carlos por via terrestre; somente por água. (Veremos tudo isso e muito mais na próxima postagem).
Entrada para a Vila Calderita, na beira do Rio Jamari.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Entrada para a Vila Calderita (da famosa praia Calderita), na beira do Rio Jamari; apenas 2,5 km daqui.
Vila Nova Aliança - Estrada para São Carlos - Porto Velho.

Uma realização Andarilho Expedições.

Próxima postagem... Vila Calderita, Agrovila Rio Verde, Foz do Rio Jamari no Rio Madeira, e Distrito de São Carlos.

3 comentários:

  1. Muita história e estórias (imagino😆)! Ainda sofrendo com o descaso, em especial pelo poder público. 😔

    ResponderExcluir
  2. Fico aqui pensando como foi dia após dia no contrucao dessa vala. 🤔
    Certamente muito suor e sangue.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima postagem.Recordare viver.Obrigada.

    ResponderExcluir