Bem vindo...

...bem vindo a porta que te levará a viajar comigo; que te fará meu companheiro(a) em cada nova aventura... e história nas antigas; venha, vamos juntos conhecer o mundo... Andarilho.

Quem sou eu

Minha foto
Porto Velho , Rondônia, Brazil
...Motociclista aventureiro, apaixonado pela vida e pela liberdade... ...Andarilho autodidata em moto turismo; é otimista, prega e tem por objetivo, viver a vida intensamente com responsabilidade; preza pela direção defensiva e responsabilidade no trânsito, é disciplinado e adora desafios. Possui vasta experiência em viagens de curto, médio e longo alcance; e tem prazer em planejar, organizar e executar expedições, viagens e passeios; sempre muito bem acompanhado por sua fiel companheira "Sarita", sua Nx 350 Sahara 1999; manja da mecânica básica de motos e fala "portunhol" 🤣

sábado, 28 de abril de 2018

Expedição Rondon 2018. Dia 28 de abril, 1º dia/5ª etapa.

Obs.: para melhor entender as fotos e a sequência dos fatos; aconselho ler toda a postagem. Obrigado.

EXPEDIÇÃO RONDON; objetivo: conhecer todo o Estado de Rondônia de moto. Todas as vilas e cidades, onde é possível chegar de moto; bem como sua diversificada e rica cultura, economia e atrativos. Nosso objetivo é conhecer; passar pelo lugar, registrar com fotos e/ou vídeos e seguir... não teremos tempo nem condições financeiras para fazer um estudo mais profundo de cada região, cultura, economia, atrativos naturais e/ou turísticos. Por isso talvez não tenhamos todas as informações detalhadas dos lugares por onde passarmos; mas as informações básicas, localização, e a nossa opinião sobre cada lugar, com certeza estará sendo postadas aqui no blog; bem como disponibilizo meu e-mail para eventuais consultas, de pessoas interessadas numa determinada região, lugar ou pesquisas escolares, acadêmicas, ou pela própria imprensa; sobre nosso querido Estado de Rondônia. E-mail: andarilhoexpedicoes@gmail.com Todas as informações contidas aqui no Blog Andarilho Expedições, bem como fotos e vídeos; poderão ser usadas por pessoas interessadas; desde que sejam para fins de pesquisas, informações, estudos e turismo; e não tenha caráter comercial, político e/ou religioso. Sempre que usar algum texto ou parte dele; fotos e/ou vídeos; colocar a origem, a fonte; como link acessível, e não apenas como texto: http://andarilhoexpedicoes.blogspot.com.br/ Obrigado a todos, e bora rodar... pelos caminhos de Rondônia!

Chapada dos Parecis - Alto Alegre dos Parecis - RO.

Continuando com a Expedição Rondon... que esteve paralisada por um tempo; por problemas na Sarita (minha moto), e condições financeiras desfavoráveis para bem cumprir a missão; aqui estamos de volta!
Começando a 5ª Etapa com muita animação; fugindo um pouco da política da Expedição Rondon, que é uma viagem com poucos motociclistas; por conta da pouca infraestrutura em certas regiões, bem como a agilidade nos deslocamentos. Dessa vez, abri a participação à todos os amigos que gostam desse tipo de aventura; por termos em nossa rota vários atrativos naturais, mais especificamente, várias cachoeiras. E de meia dúzia de pessoas, passaram a ser uma dúzia... e depois mais dez; kkkkkkkkkkkk... bom demais!!! Saímos de Rolim de Moura por volta das 09:00h da manhã do dia 28 de abril, em 17 motos e 22 pessoas. Eu (Andarilho), Eziel, Gilmar, Salvador, e o casal Márcio e Cristhiane aqui de Rolim de Moura - Daniel, Luciano, Renan e Marco de Cacoal - Jeferson, os casais Cesar e Paula, e Rafael e Cláudia de Vilhena - Furão, Mula e o casal Jonath e Mércia de Ji-Paraná - Jussara e seu filho Rafael de Ariquemes e Amarildo de Porto Velho.
De Rolim de Moura, cidade onde moro e que é a cidade base da Expedição Rondon; seguimos para Alto Alegre dos Parecis, por 53 km de asfalto. Ali abastecemos, por conta da distância que seria percorrida "selva" adentro, até o próximo posto de combustível; bem como fizemos as adaptações e reparos necessários, para seguirmos por terra por mais 30 km até a Cachoeira do Ratunde; onde chegamos por volta das 11:30 h da manhã. Montamos acampamento; já que ali seria nosso local de pernoite nesse dia. Depois do almoço, servido pela Família Ratunde; e um breve "quilo", a galera desceu os mais de 170 degraus da escadaria que dá acesso a trilha na mata, para chegar à cachoeira; sem antes passar por uma cachoeira menor em volume d'água, mas muito alta e bonita, tal quanto a maior. Andando mais um pouquinho já chegamos na linda Cachoeira do Ratunde; fabulosa, impressionante, linda demais! Depois de um bom e gostoso banho e altos papos sobre aquela linda cachoeira; subimos para o acampamento. Enquanto melhorávamos nossos "dormitórios", mesmo debaixo de um solzinho das quatro da tarde, uma chuva considerável caiu sobre o acampamento. Surpresa para todos e um pequeno teste para algumas redes e barracas, quanto a sua impermeabilidade. Depois dos reparos e melhorias no acampamento; fomos conhecer a parte de cima da cachoeira; de onde ela se joga pelos seus quase 50 metros de altura. Lugar de difícil acesso, pedras escorregadias; mas o esforço valeu a pena. O pequeno rio, ou igarapé como chamamos aqui no norte; trabalhou muito bem as pedras, criando seu caminho... parece ter sido cortado por máquinas, ferramentas de alta tecnologia, de tão perfeito que é. Depois de andar pelo leito, e até nadar num certo ponto... chegamos no local da queda; lugar interessante e perigoso também. Depois de algumas fotos e contemplação, voltamos para a segurança do acampamento; tomar uma banho e esperar o jantar. Depois do jantar o papo rolou solto até altas horas... uns roncando, outros conversando e bebendo... foi bom demais. Noite tranquila com alguns chuviscos; mas sem maiores alterações.

Total do dia: 90 km.
Entre Rolim de Moura e a Cachoeira do Ratunde; segundo a rota da Expedição Rondon, 5ª Etapa.


Saída de Rolim de Moura - RO

Entre Rolim de Moura e a Cachoeira do Ratunde; passamos pelas cidades de Santa Luzia D'Oeste e Alto Alegre dos Parecis; já visitadas anteriormente pela Expedição Rondon. Para as conhecer melhor, clique sobre seu nome e acesse a postagem referente a nossa visita a essas cidades, anteriormente.

Passando pelo "Buraco da Velha" Linha P-26, Alto Alegre dos Parecis - RO.

Cesar e Paula (Vilhena), Jussara e Rafa (Ariquemes).

Salvador (Rolim de Moura) e Marco (Cacoal)

Amarildo - Porto Velho - RO.

Chegando na propriedade da Família Ratunde

Jonath e Mércia (Ji-Paraná) e Luciano (Cacoal)

Japa e Renan (Cacoal)

Ricardo Mula (Ji-Paraná)

Rafael e Cláudia (Vilhena)

Furão (Ji-Paraná)

Jeferson (Vilhena) e Daniel (Cacoal)

Almoço no Ratunde

Fazendo o "quilo".

Altos papos pós almoço

Área de camping da Cachoeira do Ratunde



A fartura do sítio



Terra fértil

Café; uma de nossas riquezas aqui em Rondônia

Secando o café no terreirão

Cachoeira do Ratunde - Alto Alegre dos Parecis - RO.











Acampamento

Furão, abrilhantando a festa

Cachoeira menor





Cesar e Paula, na cachoeira menor



A turma na Cachoeira do Ratunde



















Parte de cima da queda

Paredões verticais

Local da queda



São quase 50 metros de queda livre





Esperando o jantar

Acampamento a noite

Bate papo até altas horas; bom demais!



Furão a prova d'água; enlonado kkkkkkkkkk...


2 comentários: