sexta-feira, 27 de maio de 2016

Expedição Rondon 2016. Dia 08 de março, 1º dia/2ª etapa.

Bem pessoal como vocês sabem, a Expedição Rondon, será feita em etapas; a 1ª já foi feita, e a 2ª etapa só seria iniciada na primeira quinzena de maio. Mas surgiu a oportunidade de acompanhar uma “despesca" de pirarucu. Despesca: (Recolhimento, com rede ou tarrafa, de peixes em açudes, viveiros ou currais de peixes).  Fui convidado pelo Sr. Omar Mittang (Pentiado) e por seu filho Vilmar Mittang; ambos meus amigos e proprietários do empreendimento de piscicultura do Sítio Dois Irmãos, na zona rural de Mirante da Serra aqui em Rondônia. Como Rondônia é o 2º maior produtor de peixes em cativeiro do Brasil, e caminha para ser o maior produtor em curto prazo; seria muito importante eu acompanhar esse evento, que muito bem representará a forte piscicultura aqui de nosso estado. Então, diante dessa situação, ontem dia 07 de março, me desloquei para Ji-Paraná, onde cheguei já a noite por volta das 19:00 h. Pernoitei na casa do Vilson e Luciana; e hoje levantei bem cedo e saí debaixo de chuva aqui para Mirante da Serra onde estou agora. Mas no caminho passei na cidade de Nova União; cidade muito bonita, apesar da chuva, ainda consegui fazer algumas boas fotos. Depois de Nova União cruzei Mirante da Serra, rodei mais uns 12 km de muito barro, e por fim cheguei aqui no Sítio Dois Irmãos, da Família Mittang, onde estou agora. Quando cheguei aqui no sítio vi que o caminhão que transporta os peixes para o frigorífico no Mato Grosso do Sul já estava estacionado. Logo depois de chegar D. Celanir já me ofereceu café da manhã, e me pediu para pegar um tambaqui para fazer no almoço para os quase 20 homens que já estavam trabalhando na represa onde fariam a despesca de pirarucu. Tomei café e fui para a represa de tambaqui; pescador bom é outra coisa, rapidinho já voltei com um peixão... kkkkkkkkkk. Então me desloquei para a represa onde os homens já estavam na água, batendo e puxando o arrastão, para assim ir cercando os peixes. Lembrando que são peixes criados em cativeiro, com toda documentação e licenciamento exigidos por lei. Eu fiquei ali no barranco filmando e tirando fotos, enquanto os homens fechavam o cerco aos peixes, que cada vez mais saltavam violentamente contra a rede. É impressionante a força que um pirarucu tem. Ainda nesse início os pirarucus fizeram uma vítima; um jovem levou uma cabeçada no nariz e teve que ser levado ao hospital; pois seu nariz estava fora do lugar e sangrando. Acompanhei todos os procedimentos e etapas, até o caminhão ser lacrado e seguir seu destino ao MS. É bastante trabalhoso, o serviço é pesado, o tempo todo molhado... mas vale a pena, segundo o Sr. Omar. Todos os detalhes, informações e vídeos; estarão no Documentário Expedição Rondon, em DVD, que será lançado posteriormente. Além da experiência e oportunidade incrível de acompanhar essa despesca, onde foram capturados e abatidos quase 400 pirarucus, somando mais de 8.000 kg; tive também a felicidade de fazer vários novos amigos. Toda a turma que estavam ali trabalhando, ajudando nessa “colheita”; o Sr. João motorista do caminhão, de Dourados – MS, onde fica o frigorífico e também sua residência. Por coincidência, minha cidade natal; tivemos muito assunto para conversar. Conheci também o Antônio, da empresa Mar e Terra, que compra os peixes. Depois que o caminhão partiu as coisas acalmaram um pouco aqui no sítio. A turma de ajudantes foi liberada, e nós fomos tratar dos peixes; um show a parte esse evento; é muito divertido vê-los disputando a comida. Agora à noite depois de um bom banho, jantamos, conversamos bastante e agora vamos descansar; porque amanhã tem mais. Para quem vai ficar no sítio, a lida continua; e para mim que vou pegar estrada, terei muitos lugares novos para conhecer; pois voltarei para minha casa por um caminho alternativo já conhecendo e registrando algumas cidades e vilas da 2ª Etapa. Boa noite a todos!

Total do dia: 240 km.

Entre Rolim de Moura e o Sítio Dois Irmãos em Mirante da Serra, segundo a rota da Expedição Rondon, 2ª Etapa.

Pirarucu Amazônico criado em cativeiro

Município de Nova União

Ruas da cidade

Prefeitura de Nova União

Avenida principal

Chuvinha logo cedo

Sítio Dois Irmãos - Mirante da Serra - RO

Início do cerco aos peixes

Depois é a hora de passar o arrastão por dentro do cercado; essa hora é um perigo, pois tentando fugir, eles saltam em qualquer direção, nocauteando o que tiver a frente

Arrastão cheio de pirarucus

Hora da colheita

Aqui eles são anestesiados para que se comportem durante o transporte até a bancada de sangria

Sendo transportado

Tesouros amazônicos; do pirarucu não se perde nada; o couro e as escamas são usadas como matéria prima para diversos seguimentos, que vão de artesanatos a confecções finas

São peixes realmente grandes

Foi uma experiência super interessante participar dessa despesca

Aqui eles são sangrados, lavados e embarcados

ç

Esse peixe especificamente, sangra igual um animal mamífero; ele deve ser sangrado para que sua carne fique com melhor aparência e qualidade. A sangria é feita cortando aquela parte entre uma guelra e outra, unindo assim as duas guelras. Nessa foto você pode observar dois exemplares que estão com o corte bem visível; bem como um cofrinho também, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carreta cheia, é hora do transporte até o resfriamento

Antônio da Mar & Terra

Vilmar Mittang carregando gelo

Aqui eles são deixados no gelo por um período de umas 4 horas aproximadamente

Para somente após estarem totalmente frios, serem pesados e embarcados entre as camadas de gelo na câmara fria

O peso de cada peixe ficou na média de 25 kg, peso ideal para abate; na natureza um adulto pode passar tranquilamente dos 100 kg, chegando as vezes a 200 kg

Hora do rango

Comida à vontade, essa galera pega no pesado, mas na hora de comer eles não brincam também não, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

A direita se servindo, o Sr. Omar Mittang (Pentiado).

Fim de tarde no Sítio Dois Irmãos

Hora do rango dos peixes

Pentiado na lida

Tá na mesa pessoarrrrrrr!!!!