segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia 13 de maio: Tiuanaku, Bolívia – Puno, Perú 210 kms

Hoje depois do café, partimos em direção a Desaguadero para cruzar a fronteira, mesmo tendo dormido do lado das ruínas de Tiuanaku, não o visitamos, não nos causou interesse, perferimos visitar as Ilhas de Los Uros em Puno, mesmo para mim que com essa foi a 3ª vez que visito essas ilhas, todas as vezes é muito interessante e diferente das outras; chegamos a fronteira, fizemos os trâmites e adentramos ao Perú, e na chegada à Puno, fomos parados por vários policiais, (andar com Boliviano no Perú é mau negócio) mas quem veio falar conosco foi uma mulher, que nos cobrou o seguro contra terceiros, como não tínhamos, ela disse que nossos veículos seriam apreendidos e que pagaríamos uma multa de 444,00 soles, que dá R$ 444,00; pois aqui o câmbio de real para soles é 1 por 1; e depois disso tudo teríamos que pagar o tal seguro para continuar, mas ela nos disse que eles ganham uma porcentagem de cada multa aplicada, e que se pagássemos para eles essa porcentagem, poderíamos seguir; mas que deveríamos pagar o seguro em Puno mesmo assim, pois poderemos ser parados por outros policiais, e aí começaria tudo outra vez; resultado; pagamos 100,00 soles cada um, como se fosse R$ 100,00, e seguimos; encontramos um hotel aqui perto do porto do Titicaca e guardamos as motos; almoçamos e fomos nas Ilhas, o Fabio gostou muito; lá conhecí o Eloi, um chileno filho de peruanos, muito bacana o jovem; de lá viemos para uma feira de artesanatos e fizemos uma bela compra, que ainda não sei onde vamos levar; e aqui estamos no hotel, nos preparando para sair às 04:00 hs da manhã, para evitar a polícia da saída de Puno e também da saída de Juliaca; assim como depois de Juliaca iremos pegar sentido Puerto Maldonado por dentro, não teremos problema, pois os policiais mais “espertos” estão aqui em Puno e Juliaca. Amanhã como vamos sair bem cedo, creio que dormiremos bem embaixo já, em Mazuco ou Puerto Maldonado.