terça-feira, 17 de julho de 2012

16 julho; La plata-Pasto: 400 kms

Hoje tomamos café, já com o psicológico preparado para o cascalho, buraco, frio... antes de pegar estrada e abastecer, passamos numa borracharia para baixar os pneus, para encarar os buracos e pedras; e realmente já começou com bastante pedras, os buracos foram aparecendo conforme a altitude aumentava; e junto com os buracos o frio e uma chuvinha fina, daquela boa; passamos dos 3.200 msnm, e a temperatura baixou aos 8°C, mais a chuva, parecia bem menos; mais mesmo assim foi um deslocamento muito gostoso, diferente; nesse trajeto, cumprimentamos as pessoas, vimos as roças, as casas, sentimos o cheiro dos eucaliptos... com mais calma, pois rodávamos no máximo a 40 km/h, a maioria a 30 e até menos; mesmo com chuva seguimos bem na estrada, pois essa terra não é escorregadia; rodamos exatamente 110 kms de terra, até chegar a uma cidadezinha, onde começou o asfalto; aí rodamos mais uns 40 kms e chegamos a Popayán, onde almoçamos; logo depois do almoço, devolvemos as libras necessárias aos pneus e seguimos para Pasto; nesse trajeto, no meio da tarde atravessamos um vale, a uns 700 msnm, onde a temperatura atingiu os 38°C; uma variação de 30° num só dia; chegamos a Pasto já por volta das 19:00 hs.

café da manhã em La Plata

Rio que corta La Plata

diminuindo a pressão dos pneus

aqui começa o cascalho... 300 metros depois da cidade

a estrada...

tinha trechos até bons, mas eram poucos; só no começo

depois ficou assim

cidadezinha no meio do nada

nessa foto, se você observar bem, vai ver 02 motos, um pouquinho a frente da cachoeira; era eu e o Minotauro, e o Duzin, estava tirando a foto, mas...

logo após o click, quando tentou firmar o pé direito, faltou o chão, e aí não teve jeito; nada de mais, só deitou mesmo

BRASIL!!!!!!!!!!!

aqui tava alto, frio e chovendo

3.210 msnm e 8.5°C

depois de um tempo descendo um pouco, a estrada melhorou um pouco, e o Minotauro acelerou mais forte um pouquinho e perdeu o traçado de uma curva

mas foi só um susto mesmo, nada de mais

aproveitando o gancho; ontem dia 15, na saída chuvosa de Bogotá, e com uns 100 kms rodados, próximo a um pedágio, um ônibus cruzou as duas faixas para uma manobra de ré, eu tava de olho na situação, o ônibus foi dando ré, quando havia liberado uma meia pista o Duzin passou; mas o motoqueiro que estava na minha frente apavorou, freiou bruscamente e caiu; era a moto, o piloto e o garupa lichando no asfalto molhado bem na minha frente, também tive que frear forte para não passar em cima deles; resultado: também caí, saí lichando também, eu e a Sarita por quase uns 10 metros; mas foi só um susto, não me machuquei e a moto também não quebrou nada; só não postei antes para não preocupar minha família... mas tá tudo bem de verdade! Olhaí, se fosse um freio ABS, eu não teria caído, mas fica aí o aprendizado.

a cidadezinha que nos separou da estrada de terra; mais 40 kms e...

chegamos a Popayán

olha o BUS aí

almoçamos um pollo, bem doradito

rumo a Pasto

o vale caliente

chegou a 38°C, a mais ou menos 700 msnm; uma variação de 30°, no mesmo dia

fim de tarde, próximo a Pasto

túnel

chegando a Pasto, já a noite